João Pessoa, 15 de junho de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
RESULTADO DA REUNIÃO

RÔMULO: Medidas ‘antipáticas’ de RC afastaram a Paraíba da crise mundial

Comentários: 0
publicado em 15/06/2012 às 14h20

O governador em exercício da Paraíba, Rômulo Gouvêia (PSD) trouxe detalhes do que foi dito pela presidente Dilma Rousseff (PT), durante reunião com os governadores, na manhã desta sexta-feira (15), em Brasília. Segundo Gouveia, a presidente relatou a profundidade da crise econômica que passa o mundo, e deu instruções de como o país pretende superar os problemas.

Dentre as cobranças feitas pela condutora do país, a maior delas, afirma Rômulo, a Paraíba já vem cumprindo, por intermédia das ações enérgicas do governador. Conforme explicou, um dos pedidos feitos pela presidente foi o controle dos gastos públicos.

“O Governo já tem tido essa visão desde o primeiro instante, contrariando interesses com medidas ‘antipáticas’, mas que agora se mostraram mais que necessárias”, destacou o governador em exercício, reforçando pedido da chefe do Executivo nacional: “O que mais a presidente cobrou foi a responsabilidade fiscal; o equilíbrio; o ajuste financeiro”.

“Graças a Deus em dezembro, com a visita do Tesouro Nacional, a Paraíba cumpriu todas as etapas desse processo, o que não cumpriu em 2010, o que comprometia as negociações para contrair créditos”, destacou.

Ainda conforme Rômulo Gouveia, a presidente anunciou investimentos nos Estados para garantir o equilíbrio financeiro durante essa fase de crise mundial. Um dos planos é a disponibilização de R$ 20 bilhões em empréstimos junto ao BNDES, a ser pagos pelos Estados em até 20 anos, com carência de 1 ano para pagar (o quer, segundo afirma, foi contestado pelos governadores, que queriam um período mais largo).

Explicando que a presidente assegurou que será a União a garantidora dos empréstimos, Rômulo relatou pedido de Dilma junto ao BNDES, que seja célere com relação à disponibilidade do dinheiro. Ainda segundo ele, o objetivo proposto pelo Governo Federal é que a verba seja investida em estradas, pontes e fortalecimento dos planos habitacionais.

“O anúncio é um passo importante, já que nosso governo vai investindo muito nessas linhas”, destacou.

MaisPB
 

Leia Também

MaisTV

Último dia para regularizar título de eleitor registra longas filas em João Pessoa

ELEIÇÕES 2024 - 08/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas